terça-feira

Igreja Anglicana decide pedir perdão a Darwin


Por falar em Darwin, José Saramago fez uma interessante reflexão sobre o pedido oficial de perdão que a Igreja Anglicana finalmente decidiu fazer ao grande naturalista britânico, autor da célebre Teoria da Evolução.

Em seu blog, recentemente inaugurado, Saramago questiona, com a especial inteligência e a finíssima ironia que lhe são características, qual seria o valor de um pedido de desculpas feito com tamanho atraso, uma vez que A Origem das Espécies está para completar 150 anos de publicada e o autor impedido, por força maior, de responder ao magnânimo gesto.

"Nada tenho contra os pedidos de perdão que ocorrem quase todos os dias por uma razão ou outra, a não ser pôr em dúvida a sua utilidade. Mesmo que Darwin estivesse vivo e disposto a mostrar-se benevolente, dizendo “Sim, perdoo”, a generosa palavra não poderia apagar um só insulto, uma só calúnia, um só desprezo dos muitos que lhe caíram em cima."

Saramago, no entanto, não deixa de reparar que a extemporânea decisão da Igreja Anglicana deverá desagradar os criacionistas norte-americanos, alvoroçados pela inesperada assunção de Sarah Palin ao mais alto púlpito do país. Duzentos anos após seu nascimento, Charles Robert Darwin continua sendo mal interpretado por boa parte da humanidade e até mesmo perseguido pelo obcecado fervor anti-evolucionista dos que acreditam que o mundo parou no sétimo dia de sua criação.


Acompanhe o imperdível blog de José Saramago >

Nenhum comentário: