sábado

Expectativa para ver as jóias da CIA

Finalmente a CIA, uma das organizações mais atuantes do planeta, vai revelar parte de suas nefastas atividades entre as décadas de 50 e 70. Graças à pressão de jornalistas, acadêmicos e entidades de direitos civis, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos terá que apresentar o material conhecido como "jóias da família”, escancarando seu sinistro envolvimento nos mais diversos tipos de ação criminosa.

Os descalabros da CIA por toda parte do mundo já são apontados há bastante tempo, mas os delatores eram sistematicamente acusados de denuncistas esquizofrênicos, para usar um termo colocado em voga. De fato, existe muita gente paranóica, que vê conspiração em tudo, como há muitas pessoas obtusamente céticas, que preferem não enxergar conspiração em nada.

Além de planejar o assassinato de líderes políticos não alinhados, como Fidel, Lumumba e Trujillo, a CIA também promoveu experimentos com drogas em seres humanos não voluntários, como vão mostrar os arquivos retirados da classificação Top-Secret.

Certamente, a águia pousada na logomarca da CIA continua com as garras bem afiadas, embora tenha sido suplantada pela NSA (que de tão secreta ganhou o apelido de No Such Agency - Inexiste Tal Agência) e outras organizações ainda mais truculentas e sigilosas. Mas isso é pura Teoria da Conspiração.

Nenhum comentário: