quarta-feira

Festa da Literatura


Começa hoje a FLIP 2007. E esta edição da Festa Literária Internacional de Parati promete ser, literalmente, uma festa. Já no show de abertura, o som contemporâneo da Orquestra Imperial vai misturar samba, funk, carnaval, gafieira, soul e bolero, com a participação especial de João Donato.

Uma festa tão extraordinária só poderia acontecer em Paraty, cidade que tem a marca da cultura expressamente gravada em casarões seculares. Ali, onde a Maçonaria deixou vários sinais geométricos de sua linguagem secreta, ainda hoje preservados com esmero e atenção, sem dúvida é o lugar perfeito para celebrar a força imortal da literatura.

Nesta quinta FLIP, será possível ver estrelas da magnitude do israelense Amós Oz, autores brilhantes como o argentino Alan Pauls e jornalistas fulgurantes como o britânico Robert Fisk, famoso por ser um dos raros ocidentais a entrevistar Osama Bin Laden. Junto dessa constelação internacional, haverá conceituados autores brasileiros, como Augusto Boal, Fernando Morais e Ruy Castro, para citar alguns dos nomes mais conhecidos.

Numa variada programação, que se encerrará no próximo domingo, dia 8 de julho, incluindo uma homenagem a Nelson Rodrigues, além de ver, também será possível ouvir toda uma reluzente plêiade de 40 escritores.

Ora (direis) ouvir estrelas ! Mas o bom senso ordena ir a Paraty, ver e ouvir estes astros de luz própria, longe do falso brilho Bilaquiano, das celebridades estereotipadas ou da literatura de auto-ajuda em voga.

Nenhum comentário: