sexta-feira

Pegaram Bernard Weber pra Cristo

Agora que os votos para eleger o Cristo Redentor como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo já são favas praticamente contadas, e enquanto se aguarda o resultado oficial amanhã em Lisboa, fico pensando, sem nenhum nacionalismo ufano ou basbaque, por que será que tanta gente torceu contra ou até mesmo fez campanha explícita na Web contra a eleição do mais conhecido monumento brasileiro. E não estou falando de blogs obscuros nem de raia miúda não. Tem muita “gente grande” que desdenhou a competição com um rancor impressionante.

Ivan Lessa, por exemplo, em coluna de 15 de junho no site da BBC, primeiro garante que seu velho amigo, o jornalista Sérgio Augusto, num artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, “desmonta a empulhação dessa tal de enquete.” Mais adiante, cita outro jornalista, Roberto Kaz, que teria traçado o perfil do inventor do concurso, Bernard Weber, na revista Piauí, afirmando que o sujeito “não é apenas um desocupado a serviço de milhões de desocupados, mas um tremendo picareta.”

Sem procurar a informação direta, Ivan Lessa, após beber em outras fontes ressentidas, instrui o leitor que, para ajudar a eleger o Cristo do Corcovado, é preciso desembolsar “US$ pelo voto”. O fato de não registrar o valor a ser pago, já indica que o site New7Wonders nem sequer foi acessado, uma vez que a votação ali simplesmente não é cobrada. Basta se registrar para ter direito a 7 votos. Vota-se de graça e vota quem quiser.

Ninguém é obrigado a votar no Cristo Redentor, como é obrigado, por lei, a votar, de dois em dois anos, em políticos da pior espécie. E ainda por cima, tem que engolir o coro afinado dos formadores de opinião, martelando o mantra “vote consciente” vinte e quatro horas, dia após dia.

Os que cerraram fileiras tão zelosas contra a alegada empulhação do Senhor Weber bem que podiam promover uma ampla campanha pela extinção do voto obrigatório no Brasil. Picaretagem por picaretagem, essa sim, dói no bolso e na consciência. E como dói !

Nenhum comentário: